Dicas para turbinar o marketing da sua instituição educacional

Os colégios, independentemente do tamanho, da verba e da região, devem investir em um plano de marketing, com ações para o ano todo. Afinal, o marketing é vital para qualquer negócio e deve ser trabalhado dia a dia. E não é preciso muita verba para isso.

Para começar o seu planejamento, pense sempre em três objetivos principais: 1) tornar a sua marca mais conhecida pelo seu público-alvo; 2) atrair mais matrículas; e 3) se relacionar com os seus clientes, para fideliza-los e para que recomendem a sua instituição para mais pessoas. Tudo isso de maneira positiva e alinhada com o propósito da marca.

Você pode perceber que os três pilares dependem de conhecer bem o perfil do seu cliente. Hoje, no marketing digital, chamamos esse público de persona ou avatar. Isso quer dizer conhecer a idade do seu cliente (dos pais e alunos), de que região é e até hábitos e comportamentos, para que as suas campanhas sejam mais assertivas.

Para tornar a sua marca mais conhecida, você pode abrir uma página no Facebook e em outras redes, como Youtube, Instagram e Linkedin, e começar a publicar conteúdos que sejam do interesse do seu público, sempre de forma alinhada com a sua marca e com notícias do seu colégio. Aproveite para impulsionar alguns posts e/ou para fazer campanhas de Facebook Ads. Você verá que é possível começar a ter retorno até com R$ 50.

Com o foco de atrair mais matrículas, você também pode estimular campanhas nas redes sociais e investir um pouco em Google Adwords, para aparecer na busca. Desenvolver um site que seja responsivo (que funcione em qualquer dispositivo móvel) e otimizado também ajuda muito nos resultados, pois facilita que a página suba na busca orgânica do Google. Outro recurso muito usado para isso é o blog, que pode ficar no seu site e trazer notícias do colégio e da área de educação.

E, por fim, para fidelizar os seus clientes, além de trabalhar a marca nas redes sociais, vale a pena desenvolver campanhas de e-mail para contar novidades e trabalhar promoções, vantagens e bônus.

O importante é trabalhar com um planejamento, mas aproveitar as oportunidades que surgirem e que estiverem alinhadas com a marca e a verba dedicada. Assim, você trabalhará o marketing do seu colégio sempre, de forma positiva e com resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *