As férias de julho chegaram e o desespero não precisa vir também

Neste momento, respire, inspire e leia com calma e tranquilidade algumas dicas para você poder organizar da melhor maneira esse momento especial com as crianças e adolescentes.

 

Organizar um mês inteiro pode parecer uma tarefa complicada quando não se tem o costume de fazer isso, mas pode se tornar uma ferramenta importante para que as horas em que não esteja ocupado com o trabalho, sejam bem aproveitadas com os filhos.

Antes de tudo, vale começar pegando uma lista de contatos de apoio. Avós, tios, primos mais velhos, pais ou mães de colegas, contate todos e veja a disponibilidade que eles têm ao longo do mês. Tendo este cronograma em mãos, chega o momento de rever a sua agenda. Analise os seus tempos disponíveis, sejam eles no período noturno após o trabalho ou nos finais de semana, principalmente fazendo aquelas possíveis alterações de algo que pode ficar para o mês seguinte, por exemplo. Quanto mais dado coletado nesse momento, com mais tranquilidade você agirá nas demais fases da organização.

Agora, tendo a união do seu tempo hábil e de todos os seus contatos de apoio, chega a hora mais importante do processo, que é a inclusão do seu filho nisso tudo, afinal, se ele fizer parte da montagem do cronograma, ciente que pode ser alterado ao longo do mês, vai se sentir parte do todo. Sentem-se no sofá ou na mesa da sala com um calendário e um caderninho e programem o que pode ser feito. Deixe-o sugerir algumas coisas, talvez ele tenha algumas vontades que nunca comentou contigo por falta de oportunidade. Dê algumas sugestões também, a boa e velha sessão pipoca em casa, ou, talvez, um piquenique num parque, enfim, abra a sua mente a possibilidades e faça a anotação de todas as opções para preencher o tempo disponível, seja seu ou dos contatos da lista de apoio.

Ao fim dessa conversa, vocês terão uma lista de possíveis passeios, atividades que poderão ser feitas em casa, dias em que ele irá para casa de um colega ou dos avós. A partir disso, basta seguir o roteiro de maneira tranquila, tendo o diálogo como principal instrumento em caso de mudanças ou indisponibilidade em alguns dias. Imprevistos fazem parte e tratar isso com leveza ao levar para seu filho, trará bons resultados da parte dele também.

E, para você que decidiu cuidar de muitos filhos e filhas ao abrir um colégio, a dica é o sistema Filho sem Fila, que conta com uma área administrativa, repleta de funcionalidades para ajudar alunos, pais e funcionários a ter uma organização ainda mais detalhada e precisa. Além de ser o aplicativo pioneiro no mundo a levar mais agilidade e segurança ao processo de saída das escolas, com a nova função de Check-in é possível saber quantas horas os alunos estão permanecendo no colégio, a frequência de presença e um nível de controle mais apurado no processo de entrada e saída, assim evitando transtornos, conflitos e trazendo maior segurança a todos envolvidos na operação, proporcionando também maior conforto aos pais e alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *