Estante de livros, com livros, em formato do símbolo de Like.

Todo dia é dia de Livro!

Dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e algumas ações visam incentivar a leitura, em especial, para crianças.

 

Diversas cidades por todo o país promovem ações de incentivo à leitura, estimulando as pessoas a visitarem espaços, inclusive públicos, para que possam conhecer autores e obras, em abril, considerado o mês da leitura, já que nos dias 2, 9, 18 e 23 são comemorados o Dia Internacional do Livro Infantil, o Dia Nacional da Biblioteca, o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, respectivamente.

Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995, o Dia Mundial do Livro tem como objetivo estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual, além disso, três grandes escritores faleceram no dia 23 de abril: Miguel de Cervantes (1547-1616), William Shakespeare (1564-1616) e Josep Pla i Casadevall (1897-1981).

No projeto Fábricas de Cultura, por exemplo, em São Paulo, no dia 24 de abril, acontece a Oficina de Criação de Livros, na qual os participantes irão conhecer os processos de confecção e diversos formatos de livros. Além disso, serão estimulados a criar seus próprios livros, com suas histórias. Indicado a partir dos 8 anos, a oficina acontecerá exclusivamente no espaço da Vila Nova Cachoeirinha, a partir das 10h.

Outra novidade para a data é o Troca Livros, espaço exclusivo no Alpha Square Mall, em Barueri, para que os visitantes compartilhem histórias e títulos de autores preferidos. Na estreia, que acontecerá exatamente no dia 23 de abril, as atividades, em parceria com a Ciranda Cultural, oferecem diversas opções literárias para adultos e crianças, como as histórias de Peter Pan, a boneca Emília e toda a trupe do Sitio do Pica-Pau Amarelo, Dom Quixote, Dom Casmurro e muitos outros. Também terão clássicos renomados na versão quadrinhos. O acesso é gratuito e as pessoas podem optar por fazer a leitura no local ou levar para casa.

A partir do dia 22, a cidade de Manaus (AM) será sede da 3ª edição da Semana do Livro, iniciativa realizada pela prefeitura, em parceria com instituições de ensino, com programação intensa com foco em Guimarães Rosa, romancista que é o tema principal deste ano. O evento acontece em quatro locais diferentes: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário do Norte (Uninorte) e no Casarão das Ideias. O evento é voltado para os amantes de literatura, bem como para professores e estudantes.

Em Caxias do Sul (RS), a Secretaria da Cultura promoverá programação em comemoração ao mês do livro até o dia 30 de abril, com contação de histórias, oficinas, teatro e lançamentos de projetos. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas precisam de inscrição prévia pelos telefones (54) 3221-1118 e (54) 3214-5937 ou pelo e-mail ppel@caxias.rs.gov.br.

Já o Sesc RJ tem extensa programação até o final do mês, com contação de histórias, saraus, feiras de troca de livro, encontros e bate-papo. Tudo isso em 12 unidades do Sesc no Rio de Janeiro. Veja a programação completa pelo site bit.ly/2Zo6hJK.

E a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá (MT), também terá programação especial até o dia 30 de abril, com diversas atividades de incentivo à leitura, como contação de histórias e oficinas de confecção de livros, desenho e pintura, que são gratuitas e voltadas, em especial, para o público infantil. Escolas interessadas em participar precisam fazer agendamento pelos telefones (65) 3613-9230 e (65) 3613-9240, ou pelo email carlossantos@secel.mt.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *