Soft skills alinhada à Educação contemporânea

Soft skills alinhadas à Educação contemporânea

Atualmente, as habilidades comportamentais são a chave para conquistar o sucesso que, trabalhadas na fase escolar, auxiliam os alunos no futuro

Você já deve ter ouvido falar, ou lido, sobre soft skills. Mas, de verdade, sabe o que isso significa em sua essência?

Em tese, e de forma simplista, as soft skills são habilidades comportamentais. Traduzido como habilidades sociais, a teoria é um pouco mais complexa, mas que habilita qualquer pessoa a ter sucesso.

Estas competências, de modo geral, são trabalhadas, inclusive, por especialistas de Recursos Humanos junto com as hard skills, que são as habilidades técnicas.

Palavra de especialista

A psicopedagoga Kely Cristine Fonseca de Carvalho, associada à U4Hero, empresa que atua com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, explicou um pouco mais.

“Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar. Algumas delas em alta no mercado são colaboração, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, comunicação eficaz, orientação para resultados e liderança de equipe”, comenta Kely.

Deste modo, em especial no ambiente escolar, elas devem ser desenvolvidas desde a infância, assim, apresentando grande importância para o dia a dia dos estudantes.

“No desenvolvimento dos alunos, estas aptidões trabalham a inteligência emocional, que é capacidade de lidar bem com a suas próprias emoções e usar essa energia a seu favor, consequentemente beneficiando quem esta ao seu redor, sem impulsividade ou arrependimento posterior”, explica a especialista.

As habilidades também ajudam os professores

A psicopedagoga orienta que alguns momentos específicos podem auxiliar os educadores a descobrirem as habilidades emocionais dos educandos.

“Observando as atitudes dos estudantes ao resolver problemas, verificando o autocontrole nas adversidades, em momentos de diversão, na hora do lanche e na prática diária em sala de aula são ótimas oportunidades para entender a individualidade destas habilidades”, afirma Kely.

Já em sala de aula e em grupo, a profissional diz que é possível realizar um trabalho assertivo visando a relação interpessoal, bem como a possibilidade de criar algum destes talentos nos alunos.

“A forma de colocar as soft skills em prática nas salas de aulas é aplicando jogos e realizando atividades diversas, bem como projetos em grupos, para que possam desenvolver as habilidades, principalmente, a empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes. Todas elas trazem benefícios para a vida pessoal, mas também se mostram importantes para o bom relacionamento com colegas de trabalho. E o mais importante sobre as soft skills é que, mesmo quando o indivíduo não demonstra ter determinada habilidade, ele pode desenvolvê-la”, completa Kely.

E como você tem trabalhado as habilidades emocionais nos alunos? Sabemos que esta é uma ótima oportunidade para começar, ou seguir, trabalhando a evolução emocional dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *