Você conhece a história do Dia das Mães?

Desde 1914, a data é comemorada no segundo domingo do mês, por conta do movimento de Anna Jarvis, que busca valorizar e reforçar os vínculos familiares.

Mas você sabe a origem desta data? Oficialmente, o dia comemorativo tem origem na história da americana Anna Jarvis, no início da década de 1900. Mas antes mesmo disso, já haviam relatos de festas, rituais, referências de figuras maternas e fenômenos de fertilidade na Antiguidade e na Idade Média.

Mas foi no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial. Anna Jarvis, que vivia na cidade Grafton, no Estado da Virgínia Ocidental, nos EUA, havia perdido sua mãe em maio de 1905 e, por conta da saudade e da dor que sentia, resolveu organizar uma data especial para homenagear todas as mães, ensinando para as crianças a importância da figura materna.

Junto com suas amigas, que também eram da Igreja Metodista Andrews, conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães, no dia 10 de maio de 1908. A ação ganhou grande dimensão e despertou o interesse de líderes locais e do governador do Estado de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, que instaurou o dia 26 de abril de 1910 como uma data oficial de comemoração em homenagem às mães.

Isso fez com que, em pouco tempo, outros estados americanos adotassem a data. E em 1914, Woodrow Wilson, então presidente dos Estados Unidos, estabeleceu o dia nacional das mães como todo segundo domingo do mês de maio e indicou Anna Jarvis como patrona do Dia das Mães.

Apenas em 12 de maio de 1918, a data foi celebrada no Brasil, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. E em 1932, passou a ser comemorada oficialmente aqui no País, no mesmo modelo americano. Em 2019, o Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio, exatamente 101 anos após sua primeira celebração em terras brasileiras.

Mas, no fim das contas, o que queremos mesmo é sempre poder sentir esse amor incondicional que só vocês, mães conseguem nos dar. Obrigado e parabéns pelo seu dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *