Exemplo de Saúde

Como o exemplo dos pais interfere na saúde dos filhos

O exemplo é o caminho a ser seguido pelos filhos em busca da manutenção da saúde

Mais importante do que correr com os filhos para o médico quando estão doentes, é tomar atitudes preventivas em favor da saúde deles. Afinal, as atitudes dos pais vão impulsionar os filhos a cuidarem de si mais para frente, ainda mais em uma época altamente tecnológica, em que tudo é consultado pela internet.

E é neste ponto que encontramos a maior problemática. Nem tanto pela falta de consultas e exames de rotina, mas pela busca pela cura e melhor saúde no ambiente on-line. Pesquisar para conhecer pode até ser considerado natural, mas de outra forma permite o autoexame e a automedicação, que podem trazer sérios riscos para a saúde.

A psicóloga da Cia. da Consulta, Cecilia Tavares, alerta sobre isso.

“As informações de sites são generalizadas e não levam em conta a individualidade de cada ser. Elas podem dirimir algumas dúvidas, mas também podem causar mais medos, inseguranças e angústias, pois a pesquisa na web fala de modo genérico. E, às vezes, algo teoricamente simples pode ser superdimensionado pelas pesquisas virtuais”.

E indo além, a especialista explica que os danos para a própria saúde podem ser mais graves com a autoconsulta.

“Com o avanço da internet, a facilidade de encontrar informações é de modo geral positiva, porém traz também uma certa banalização do conhecimento técnico. Hoje, qualquer um pode, por exemplo, tirar fotos com um celular, mas isso não faz de ninguém um fotógrafo. É importante que a população seja alertada sobre os riscos da busca autônoma da cura, podendo inclusive agravar o quadro de saúde da pessoa quando ocorre a automedicação”.

Para mudar isso é preciso que os pais estejam atentos e busquem para si as consultas médicas preventivas e, quando doentes, passem em clínicas e hospitais para obter auxílio profissional. Só assim os filhos saberão o quanto esta atitude é importante.

“Sabemos que o comportamento dos pais reflete diretamente nos filhos. Dessa forma, pensando no desenvolvimento deles, o profissional de medicina é crucial para o monitoramento das etapas da vida. A progênie aprende muito mais pelo o que vê do que propriamente pelo que é dito. Neste sentido, a compreensão da importância de buscar um profissional da medicina é percebida no entorno da vida da criança ou do jovem com as consultas que ele vai, a observação da ida dos pais em consultas, realização de exames de rotina, etc”, finaliza Cecilia.

Agora é a sua vez! Faça a sua parte dentro de casa, cuide de sua saúde de forma regular, sempre buscando um profissional especializado e mostre para os seus filhos o caminho correto para viver melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *